domingo, 1 de fevereiro de 2009

MANAUS - AMAZONAS



Manaus é o município mais populoso, a mais importante cidade da Amazônia e capital do mais extenso estado brasileiro, o Amazonas. Está situada na confluência do rio Negro com o rio Solimões, no centro da maior floresta tropical do planeta.
A cidade está na 8ª posição no ranking das maiores cidades brasileiras em população e, em 2004, atingiu a 4ª posição no ranking das cidades mais ricas do Brasil.


Durante todo o ano a cidade recebe grandes quantidades de navios de cruzeiro e de cargas, pois há acesso para transatlânticos através do Rio Amazonas. A cidade possui famosos prédios históricos, como o Teatro Amazonas, considerado um dos mais belos do mundo, inaugurado em 1896, quando Manaus vivia o auge do Ciclo da Borracha e era uma das mais prósperas cidades do mundo, embalada pela riqueza provinda do látex da seringueira, o Porto de Manaus, o maior de água doce do mundo, o Palácio da Justiça, o Palácio Rio Negro, que hoje abriga um centro de artes, com museu e a pinacoteca do Estado, e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, inaugurado em 1882, cópia do famoso Le Halles, de Paris.


Há inúmeras outras atrações como parques ecológicos, o zoológico do CIGS, a Ponta Negra, passeios de barco ao encontro das águas, onde os rios Negro e Amazonas seguem lado a lado por 6km e não se misturam, praias fluviais da região e balneários próximos com belíssimas cachoeiras, e os hotéis de selva, que são uma iniciativa pioneira do turismo do Estado do Amazonas.


Manaus continua sendo a cidade que mais recebe migrantes de outros estados e de outros países, dando assim um aspecto multicultural a cultura manauense. A maioria vem em busca de uma vida melhor na cidade, um grande número de paulistas, gauchos e paraenses vivem na cidade.













Nenhum comentário: