segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A Amazônia é uma região com infinitas estruturas de pesca...

A CADA DIA OS BONS LOCAIS DE PESCA SÃO MAIS CONCORRIDOS, O QUE OBRIGA AS EMBARCAÇÕES A SE DESLOCAREM CADA VEZ MAIS LONGE, EM BUSCA DE NOVOS PONTOS. DEPENDENDO DA ÉPOCA DA PESCARIA, EM FUNÇÃO DO NÍVEL DAS ÁGUAS, VIAGENS DE ATÉ 40 HORAS SÃO NECESSÁRIAS PARA SE ATINGIR BONS PESQUEIROS. O TURISTA TEM QUE ESTAR PREPARADO PARA ESSA SITUAÇÃO.A PESCA DE PEIXES DE COURO AINDA NÃO É PRATICADA COM O MESMO KNOW-HOW DA PESCA DO TUCUNARÉ. A MAIOR PARTE DOS BARCOS AINDA NÃO É ESPECIALIZADA NESSE TIPO DE PESCARIA, PORQUE SUA MELHOR ÉPOCA NÃO COINCIDE COM A DO TUCUNARÉ, OU SEJA, QUANTO MAIS BAIXO O NÍVEL DA ÁGUA, MELHOR PARA O TUCUNARÉ E PIOR PARA O PEIXE DE COURO. MESMO ASSIM PODE SER PRATICADA COM SUCESSO.O FEELING DO PESCADOR TURISTA E SUA EXPERIÊNCIA NO TUCUNARÉ SÃO MUITAS VEZES MAIS EFETIVAS E PRODUTIVAS DO QUE O CONHECIMENTO DO PILOTEIRO, QUE DEVE, POR SUA VEZ, SE ESMERAR NO ATENDIMENTO E SEGURANÇA DO PESCADOR.

O tucunaré é um dos peixes mais esportivos do planeta...


OUTRO FATOR QUE DEVE SER LEVADO EM CONTA PELO PESCADOR/TURISTA É O TAMANHO E QUANTIDADE DOS PEIXES. QUEM VAI PELA PRIMEIRA VEZ PARA O AMAZONAS ACHA QUE EM CADA ARREMESSO VAI PEGAR UM TUCUNARÉ. ISSO NÃO É VERDADE. A REALIDADE É QUE VAI TER QUE TRABALHAR BASTANTE PARA OBTER BONS RESULTADOS, DESCOBRIR O TIPO DE ESTRUTURA IDEAL PARA CADA LOCAL, ETC. ALÉM DISSO, PRECISA UTILIZAR O MATERIAL CORRETO E SABER ARREMESSAR A ISCA ARTIFICIAL NOS PONTOS CERTOS, COM UM MÍNIMO DE PRECISÃO, ALÉM DE TAMBÉM SABER TRABALHAR A ISCA UM POUCO QUE SEJA. NÃO PRECISA SER UM ESPECIALISTA.MAS TUDO ISSO TAMBÉM NÃO É GARANTIA QUE O PESCADOR VÁ PEGAR O SEU TROFÉU. A MAIOR INCIDÊNCIA É DE PEIXES PEQUENOS E MÉDIOS, ATÉ TRÊS OU QUATRO KG. OS GRANDES TUCUNARÉS SÃO EXCESSÃO, SOBRETUDO NOS DIAS DE HOJE, COM O AUMENTO DA PRESSÃO DA PESCA E A FALTA DO HÁBITO DO PESQUE E SOLTE. ATÉ BEM POUCO TEMPO QUEM PRATICAVA O PESQUE E SOLTE PREOCUPAVA-SE APENAS COM O TAMANHO MÍNIMO, ESQUECENDO-SE DA IMPORTÀNCIA DOS GRANDES EXEMPLARES COMO MATRIZES E REPRODUTORES, ALÉM DO LONGO TEMPO PARA ATINGIR ESSES TAMANHOS. O MAIS IMPORTANTE DE TUDO É CURTIR A VIAGEM E A PESCARIA, SEM SE PREOCUPAR COM O TAMANHO. AFINAL, SABEMOS QUE ELE ESTÁ LÁ E É UMA QUESTÃO DE TEMPO E SORTE LOCALIZÁ-LO. A PARTIR DAÍ, FICA POR CONTA DA HABILIDADE DO PESCADOR.



O BARCO:




NO AMAZONAS HÁ TIPOS DE BARCOS PARA TODOS OS GOSTOS E BOLSOS, DESDE OS REGIONAIS PREPARADOS PARA A PESCA ESPORTIVA, COMO TAMBÉM EMBARCAÇÕES MAIS LUXUOSAS, TODOS PREOCUPADOS EM OFERECER UM BOM SERVIÇO AOS SEUS CLIENTES. EM SUMA, O QUE É IMPORTANTE NUMA AVENTURA DESSA NATUREZA, ALÉM DO PEIXE, É COMER BEM, DORMIR BEM, E TER UM BOM ATENDIMENTO. MAS É PRECISO CUIDADO PARA NÃO COMPRAR GATO POR LEBRE. O MATERIAL:ISCAS ARTIFICIAIS OS TIPOS DE ISCAS ARTIFICIAIS UTILIZADAS EM UMA PESCARIA DEPENDEM MUITO DO GOSTO PESSOAL DE QUEM AS USA. É SABIDO QUE ELAS FISGAM PRIMEIRO O PESCADOR, E DEPOIS O PEIXE. HÁ, ENTRETANTO UM CONSENSO BASEADO NA EXPERIÊNCIA AO LONGO DAS PESCARIAS E PARA CADA REGIÃO. APESAR DOS GRANDES TUCUNARÉS NO AMAZONAS NÃO SEREM UMA CONSTANTE, SABEMOS QUE ELES ESTÃO LÁ E DEVEMOS ESTAR PREPARADOS PARA ESSE ENCONTRO, QUE SE DÁ QUANDO MENOS ESPERAMOS.SUGERIMOS DOIS TIPOS DE ISCAS ARTIFICIAIS PARA A PESCA NO AMAZONAS:

ISCAS DE SUPERFÍCIESÃO

AS MAIS UTILIZADAS E AS QUE PROPORCIONAM MAIOR EMOÇÃO AO PESCADOR, POIS NADA SE COMPARA À EXPLOSÃO DE UM ATAQUE NA SUPERFÍCIE. POR OUTRO LADO, SÃO TAMBÉM AS QUE EXIGEM MAIOR ESPECIALIZAÇÃO, POIS QUANTO MELHOR TRABALHADAS, MELHORES SERÃO OS RESULTADOS.ENQUADRAM-SE NESSA CATEGORIA, ENTRE OUTRAS:- JUMPIN' MINNOW (JOÃO PEPINO)- ZARA EXCALIBUR (SUPER SPOOK)- TOP DOG- MR. SHARK (BORBOLETA)- DR. SPOCK (KV ZARA)- MAGNUM JERK'N SAM (HÉLICE)- BIG BUG (POPPER)ISCAS DE MEIA ÁGUASÃO MAIS FÁCEIS DE USAR, E APESAR DE PODEREM SER TRABALHADAS COMO DE SUPERFÍCIE, SÓ O ARREMESSO E RECOLHIMENTO JÁ SÃO SUFICIENTES PARA CAPTURAR O PEIXE, SENDO ACONSELHÁVEIS PARA O PRINCIPIANTE E TAMBÉM PARA QUANDO O PEIXE ESTÁ REFUGANDO. ENQUADRAM-SE NESSA CATEGORIA, ENTRE OUTRAS:- RED FIN 900- LONG A 16- CRISTAL MINNOW- JUANA (BORBOLETA)
COMO ALGUMAS DAS ISCAS MENCIONADAS (SUPERFÍCIE E MEIA ÁGUA) NÃO FORAM DESENVOLVIDAS PARA NOSSOS PEIXES, PRINCIPALMENTE O TUCUNARÉ, É NECESSÁRIO QUE SE EFETUEM A TROCA DAS GARATÉIAS E DAS ARGOLAS QUE AS PRENDEM ÀS ISCAS.ISCAS COMO A JUMPIN`MINNOW, ZARA EXCALIBUR, TOP DOG, LONG A 16, RED FIN 900 E CRISTAL MINNOW DEVEM ATENDER ESSE PROCEDIMENTO. AS OUTRAS MENCIONADAS JÁ POSSUEM GARATÉIAS REFORÇADAS, MAS MESMO ASSIM É CONVENIENTE TER UMA RESERVA PARA POSSÍVEL TROCA. QUANTO À ZARA EXCALIBUR, ALÉM DA TROCA DE ARGOLAS E GARATÉIAS, É ACONSELHÁVEL RETIRAR A GARATÉIA DO MEIO (ELA TEM TRÊS), PARA EVITAR ENROSCO ENTRE ELAS, O QUE NÃO AFETA SEU TRABALHO E DESEMPENHO.PARA TROCA RÁPIDA DE ISCAS, É ACONSELHÁVEL O USO DE SNAPS (GRAMPOS OU PRESILHAS), QUE DEVEM SER ATADOS AO LÍDER.LINHASEXISTEM HOJE NO MERCADO UMA GRANDE VARIEDADE DE LINHAS DE BOA QUALIDADE, TANTO NACIONAIS COMO IMPORTADAS. DEVEM SER DE BOA PROCEDÊNCIA, CASO MONOFILAMENTO, NA CAPACIDADE DE 20 E 25 LBS. SE MULTIFILAMENTO, ENTRE 60 A 80 LIBRAS. RECOMENDO LEVAR AS DUAS BITOLAS.PARA A CONFECÇÃO DO LÍDER, UMA LINHA DE NYLON TRANSPARENTE OU FLUORCARBONO BITOLA 0,62MM JÁ É O SUFICIENTE.

VARAS

PARA A PESCA NO AMAZONAS, SUGERIMOS USAR VARA DE ACÃO MÉDIA-PESADA, COM CABO RETO DE SETE (17,8CM) A NOVE (22,9CM) POLEGADAS, COMPRIMENTO DE 5,6 (1,68M) ATÉ SEIS (1,80M) PÉS, E NAS SEGUINTES CAPACIDADES:-10 A 20 LBS-12 A 25 LBSCARRETILHAS E MOLINETESDEPENDEM DO GOSTO E ADAPTAÇÃO DO PESCADOR. A TÍTULO DE INFORMACÃO QUANTO AO TAMANHO E CAPACIDADE SUFICIENTES, DAMOS COMO EXEMPLO OS SEGUINTES MODELOS, TODOS DA SHIMANO:CARRETILHAS - CRONARCH, CALCUTTA 100 E CURADO 200.MOLINETES - SEDONA 4000, SYMETRE 4000 E SPIREX 4000.
A Amazônia é uma região com infinitas estruturas de pesca...

UMA DAS PRIMEIRAS PERGUNTAS QUE O PESCADOR FAZ QUANDO VAI PESCAR NO AMAZONAS É SOBRE A REGIÃO DA PESCA.NORMALMENTE É UMA QUESTÃO QUE NÃO PODE SER RESPONDIDA COM MUITA ANTECEDENCIA, POIS A RESPOSTA DEPENDE DA ALTURA DAS ÁGUAS NA OCASIÃO DO EVENTO, E MESMO ASSIM HÁ MUITA VARIACÃO DE ANO PARA ANO. O QUE É UMA VERDADE PARA O ANO DE 2002, POR EXEMPLO, PODE SER MUITO DIFERENTE PARA O ANO DE 2003. MAS O PESCADOR PODE FICAR TRANQUILO QUE QUANDO CHEGAR A ÉPOCA DA VIAGEM OS MELHORES PONTOS SERÃO CONTEMPLADOS, POIS ESSA PESQUISA FAZ PARTE DO TRABALHO DOS AGENCIADORES DE PESCARIA NO AMAZONAS.MAS DE UMA MANEIRA GERAL A PROGRAMAÇÃO SEGUE OS SEGUINTES CRITÉRIOS:DE AGOSTO A FINS DE SETEMBRO A PESCARIA SE DESENROLA NAS REGIÕES DOS RIOS MADEIRA, MADEIRINHA, UATUMÃ, SUCUNDURI, TUPANA, ETC., E DE OUTUBRO ATÉ INÍCIO DE DEZEMBRO NAS REGIÕES DO RIO NEGRO E SEUS AFLUENTES. JÁ NO PERÍODO DE DEZEMBRO A MARÇO A PESCA PODE SER PRATICADA NA REGIÃO DO ESTADO DE RORAIMA E ALTO RIO NEGRO.COMO É UMA SITUACÃO INTEIRAMENTE DEPENDENTE DA NATUREZA, TEMOS QUE TER EM MENTE QUE MUITAS VEZES TEMOS QUE PROCURAR ALTERNATIVAS PARA ACHAR BONS PESQUEIROS, O QUE PODE IMPLICAR EM VIAGENS LONGAS PARA ACHAR A ALTURA DA ÁGUA MAIS INDICADA PARA A PESCA, REDUZINDO COM ISSO O TEMPO DA PESCARIA.


CONSIDERAÇÕES GERAIS:
A pausa para o almoço permite descanso, descontração e troca de informações...

A PESCARIA NORMALMENTE É REALIZADA EM DOIS TURNOS, COM PAUSA PARA ALMOÇO E DESCANSO. SE O PESCADOR QUIZER, NADA IMPEDE QUE PASSE O DIA TODO NO RIO, MAS É MUITO DESGASTANTE E IMPRODUTIVO, NÃO VALE A PENA, EMBORA JÁ TENHAMOS CAPTURADO GRANDES EXEMPLARES POR VOLTA DO MEIO-DIA. MAS ISSO É EXCEÇÃO, NÃO REGRA. ALGUMAS PESSOAS ÀS VEZES QUEREM FAZER PESCARIAS NOTURNAS, DE PEIXES DE COURO, MAS DEVE DEPENDER DE ACORDO COM UM GUIA QUE ESTEJA DISPOSTO NO MOMENTO, POIS VALE A PENA LEMBRAR QUE TODA A TRIPULAÇÃO ACORDA ÀS 4 HORAS DA MANHÃ E SÓ VAI DEITAR APÓS CUMPRIR SUA ROTINA DE TRABALHO, QUE INCLUI LIMPEZA E MANUTENÇÃO DO BARCO, O QUE SE PROLONGA ATÉ ÀS 21 HORAS, MAIS OU MENOS. TEMOS QUE LEMBRAR QUE O GUIA PRECISA DORMIR TAMBÉM, PARA PRESTAR UM BOM SERVIÇO NO DIA SEGUINTE.OUTRO FATOR A CONSIDERAR É CUMPRIR OS HORÁRIOS DAS REFEIÇÕES, POIS O PESSOAL DA COZINHA É O PRIMEIRO A SE LEVANTAR, POR VOLTA DAS 3 HORAS DA MADRUGADA, E O ÚLTIMO A SE DEITAR, APÓS LAVAR E ARRUMAR TUDO PARA O CAFÉ DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE.

A AMAZÔNIA É A ÚLTIMA FRONTEIRA PARA O PESCADOR ESPORTIVO. ENTRETANTO, VEMOS A CADA DIA A DIMINUIÇÃO DOS ESTOQUES PESQUEIROS, A EXEMPLO DO PANTANAL, ONDE PARA SE PEGAR UM PEIXE NA MEDIDA SE TORNA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL. LAMENTAVELMENTE ESSE PROCESSO DE DESTRUIÇÃO ESTÁ MAIS RÁPIDO DO QUE O OCORRIDO NAQUELA REGIÃO. SABEMOS QUE UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO, MAS SE CADA UM CUMPRIR A SUA PARTE, QUEM SABE UM DIA A SITUAÇÃO SE ESTABILIZE E ATÉ MESMA SE REVERTA. POR ESSE MOTIVO É DE BOM SENSO ESTABELECER UMA COTA POR BARCO PARA SE TRAZER O PEIXE: - 2 EXEMPLARES, ENTRE DOIS E 4 QUILOS. ESSA COTA É PARA TODO O PERÍODO DA PESCARIA, NÃO É COTA DIÁRIA. EVIDENTE QUE OUTROS EXEMPLARES PODEM SER ABATIDOS DURANTE A PESCARIA PARA CONSUMO NO BARCO, POIS NINGUÉM É DE FERRO. QUEM NÃO GOSTA DE UM BOM SASHIMI? TUDO, PORÉM DENTRO DO BOM SENSO.A PESCARIA DE PEIXES DE COURO É OUTRA MODALIDADE QUE CADA DIA ATRAI MAIS ADEPTOS AO AMAZONAS. COMO A MELHOR ÉPOCA PARA SUA PESCA COINCIDE COM A PESCA DO TUCUNARÉ, POIS QUANTO MAIS BAIXO O RIO MELHOR PARA SE LOCALIZAR A PRESA, PRÁTICAMENTE NÃO EXISTEM ESTRUTURAS TURÍSTICAS COM KNOW-HOW SUFICIENTE PARA GARANTIR UMA PESCARIA DE SUCESSO. ENTRETANTO, ALGUM TEMPO PODE SER UTILIZADO PARA TAL TENTATIVA, POIS O PEIXE ESTÁ LÁ, E UM PROCESSO DE EXPLORACÃO É SEMPRE INTERESSANTE E ÀS VEZES GRATIFICANTE. O PESCADOR DEVE LEVAR PARA ESSE CASO MATERIAL BARRA PESADA, COMO VARAS E CARRETILHAS (OU MOLINETES) QUE SUPORTEM UMA BOA QUANTIDADE DE LINHA 0.70 OU 0.80, ALÉM DE CHUMBADAS DE CALIBRE CORRESPONDENTE.


AO PESCAR NO AMAZONAS, DEVEMOS NO LEMBRAR QUE NA MAIORIA DAS VEZES ESTAREMOS A GRANDES DISTANCIAS DA BASE, E DEVEMOS NOS PRECAVER CONTRA ACIDENTES QUE POSSAM ESTRAGAR NOSSO LAZER.ASSIM, ACONSELHAMOS AS SEGUINTES MEDIDAS:AMASSAR AS FARPAS DAS GARATÉIAS. ALÉM DE MACHUCAR MENOS O PEIXE, OUTRA RAZÃO É O PERIGO DO PESCADOR SER FISGADO NO LUGAR DA PRESA. POR ISSO, EM CASO DE ENRÔSCO, NUNCA TENTAR TIRAR A ISCA PUXANDO-A EM SUA DIREÇÃO. VALE A PENA PERDER UM POUCO DE TEMPO E IR COM O MOTOR ELÉTRICO ATÉ O PONTO. TOMAR CUIDADO COM SEU PARCEIRO NA HORA DO ARREMESSO. A UTILIZAÇÃO DE GARATÉIAS SEM FARPA NÃO É O FATOR PREPONDERANTE PARA A PERDA DO PEIXE. NA REALIDADE, POUCA DIFERENÇA FAZ QUANDO BEM TRABALHADO. POR OUTRO LADO, QUE FACILIDADE PARA LIBERAR A PRESA DA ISCA APÓS A CAPTURA...PELOS MOTIVOS EXPOSTOS ACIMA, NUNCA PESCAR DESCALÇO. NUMA HORA DE AFOBAÇÃO, COM UM CARDUME DE PEIXES BATENDO, POR EXEMPLO, O PESCADOR PERDE O RUMO DE CASA, E SE TIVER UMA ISCA JOGADA NO CHÃO, DANDO SOPA, BABAU. NESSA HORA VAMOS DAR GRAÇAS A DEUS POR TER AMASSADO AS FARPAS. NÃO SE ESQUEÇA: AS ISCAS QUE NÃO ESTIVEREM SENDO USADAS NO MOMENTO DEVEM ESTAR NOS ESTOJOS OU LUGAR APROPRIADO.DEVEMOS SEMPRE UTILIZAR ÓCULOS NUMA PESCARIA COM ISCAS ARTIFICIAIS, SEJAM DE GRÁU (SE FOR O CASO), DE PROTEÇÃO OU POLARIZADOS, POIS INDEPENDENTE DE TODOS OS CUIDADOS JÁ MENCIONADOS, NO MOMENTO FINAL DA BRIGA, JÁ AO LADO DO BARCO, NUM PULO FINAL, A ISCA PODE SE SOLTAR E VIR NA DIREÇÃO DO PESCADOR, E O QUE É PIOR, DOS SEUS OLHOS. ALÉM DA PROTEÇÃO, O USO DE ÓCULOS POLARIZADOS PROPORCIONA AO PESCADOR UMA DAS MAIORES EMOÇÕES, QUE É A VISUALIZACÃO DO ATAQUE DO PEIXE.O BONÉ É OUTRO ACESSÓRIO INDISPENSÁVEL NA TRALHA DO PESCADOR. ALÉM DA PROTEÇÃO DO SOL, QUE NA REGIÃO NÃO DÁ REFRESCO, SALVA MUITAS VEZES O ESCALPO DO COMPANHEIRO OU O SEU PRÓPRIO, DEVIDO ÀQUELE ARREMESSO MAL FEITO OU AFOBADO.
Proteção é indispensável numa viagem para a Amazônia...

OUTRO ÍTEM DE SUMA IMPORTÂNCIA É O PROTETOR SOLAR. NO MÍNIMO COM FATOR DE PROTEÇÃO 30, POIS MESMO EM DIAS NUBLADOS NÃO PODEMOS PERDER O RESPEITO POR ELE.APESAR DE NORMALMENTE PESCARMOS EM REGIÕES SEM INCIDENCIA DE MOSQUITOS, VALE A PENA LEVARMOS UM REPELENTE, POIS A PROCURA PELO PEIXE PODE NOS LEVAR A PONTOS ONDE EXISTAM. MEDICAMENTOS PARA UTILIZAÇÃO APÓS PICADAS, COMO, POR EXEMPLO, O AFTER BITE, DEVEM COMPOR SUA TRALHA.NUNCA PEGAR UM TUCUNARÉ PELA BOCA ENQUANTO NÃO RETIRAR A ISCA ARTIFICIAL, POIS O BICHO É DANADO PARA SE SACUDIR QUANDO MENOS SE ESPERA. PARA ISSO EXISTEM OS ALICATES DE CONTENÇÃO E PUÇÁS (PARA OS MENORES), OS BICHEIROS (PARA OS MAIORES, E SEMPRE PELA PARTE INFERIOR DA BOCA E DE DENTRO PARA FORA), E OS ALICATES DE BICO PARA RETIRADA DAS ISCAS. O BOGAGRIP E SIMILARES TAMBÉM SÃO UMA BOA OPÇÃO PARA SE TIRAR O PEIXE DA ÁGUA. LEVAR EM CONTA QUE A UTILIZAÇÃO DO PUÇÁ NÃO ELIMINA A NECESSIDADE DO USO DO ALICATE DE CONTENÇÃO. PEGAR UM TUCUNARÉ PELA BOCA É BONITO SÓ PARA APARECER NA TELEVISÃO, MAS NÃO É SEGURO NEM É O NOSSO CASO.QUANDO ACABAR A PESCARIA, SEJA NO PERÍODO DA MANHÃ OU DA TARDE, RETIRAR E GUARDAR AS ISCAS EM SEUS ESTOJOS, POIS MANUSEAR AS VARAS DE PESCA JUNTAMENTE COM AS ISCAS PODE ACARRETAR ACIDENTES, AINDA MAIS QUE NORMALMENTE TODOS OS PESCADORES COSTUMAM LEVAR NO BARCO MAIS DE DOIS CONJUNTOS.