sexta-feira, 10 de outubro de 2008

CAMPINA GRANDE - O MELHOR SÃO JOÃO DA PARAÍBA


A cidade de Campina Grande é conhecida em todo Brasil pela realização anual do maior São João do Mundo e da Micarande (carnaval fora de época), ambos eventos inclusos no calendário da
EMBRATUR.






O Maior São João do Mundo





Criado em 1983 pelo então prefeito Ronaldo Cunha Lima, o evento campinense denominado "Maior São João do Mun-colheita próxima. O que se colhe de imediato porém, nos 30 dias de festa, é muita alegria, amizade e confraternização, num clima de paz absoluta. Todas as tradições estão presentes. Da quadrilha ao bolo de milho, das advinhações às brincadeiras, o balão, o pau de sebo, os fogos de artifício. Fazendo parte do calendário turístico nacional da Embratur, o São João transforma Campina Grande num grande arraial junino. Em todos os bairros o Forró dá as cartas.


Micarande

A história da Micarande na verdade é o marco inicial da história dos carnavais turísticos no Brasil. Inspirada ao mesmo tempo nas micaretas do interior da Bahia e em carnavais europeus e americanos, a Micarande deu início a um dos maiores movimentos artísticos e comerciais do Brasil na área de turismo de eventos. Criada a partir do esvaziamento de Campina Grande durante o carnaval, a Micarande surgiu como uma opção para que os campinenses que deixavam a cidade no período carnavalesco pudessem fazer um carnaval em sua própria cidade, mesmo que fora da época.





Tecnologia





Com um clima ameno, é em Campina que podem ser encontradas as mais avançadas pesquisas no campo da tecnologia de ponta da região. Dois campi universitários, um amplo parque industrial e sucessivos eventos ligados à produção científica e tecnológica, contribuem para lhe conferir um aspecto de moderno centro urbano.