sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

FESTA DA LUZ 2009



Girleny Fernandes fala sobre preparativos do Pavilhão da Festa da Luz


A festa da padroeria do município de Guarabira, Nossa Senhora da Luz, considerada a maior do interior da Paraíba começará em grande estilo no próximo sábado, com a apresentação das bandas Metal Leve e Ministura Fina.
A expectativa dos organizadores estão sendo superadas, já que a vendagem das mesas para o pavilhão começaram antes mesmo de anunciar as atrações.Como já é tradição a prefeita de Guarabira, Fátima Paulino, entregará toda a arrecadação do pavilhão a Diocese, para a realização de obras na Catedral de Nossa Senhora da Luz.
A Festa da Luz acontecerá até o dia 01 com grandes atrações se apresentando em praça pública. No palco Luz a abertura será segunda-feira, dia 26 com a participação da banda de pop rock Jota Quest entre outras atrações.


Segundo a secretária Adjunta da Secretaria de Cultura de Guarabira, Girleny Fernandes, responsável direta pela organização do Pavilhão, já foram vendidas quase todas as mesas, faltando apenas duas.
Girleny disse que está recebendo com freqüências ligações de pessoas do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco e vários outros lugares.
Para a festa deste ano o pavilhão traz algumas novidades para atender melhor o público. O Boticário, Lacqua di fiore e Água de Cheiro estarão presentes retocando as maquiagens de quem precisar. Uma excelente opção para aquelas mulheres mais vaidosas. “A festa promete! É uma festa que colocamos seguranças apenas porque faz parte do cerimonial, mas que não é preciso. Sem desmerecer ninguém, mas o público do Pavilhão é um público muito seleto, é um povo muito educado, é um encontro realmente da família guarabirense”. Disse Girleny.
Como acontecem todos os anos, toda a renda do Pavilhão será doada à Paróquia de Nossa Senhora da Luz, como forma de agradecimento já que a festa é de Nossa Senhora da luz.
Sobre a transmissão que o portal-midia.com estará fazendo, mostrando as imagens da festa ao vivo, pela internet, Girleny disse que é uma excelente iniciativa, pois a mesma tem amigos que residem na cidade de Nova York (EUA), inclusive são proprietários do “Jornal do Brasileiro” e poderão ver a festa através do site. “Eu quero parabenizar o portal-midia por essa iniciativa, que só vem somar à festa do Pavilhão”. Parabenizou a Secretária Adjunta da Secretaria de Cultura do município e principal responsável pela festa do Pavilhão.
ATRAÇÕES DO PALCO PRINCIPAL DA FESTA DA LUZ 2009
a prefeita Fátima Paulino fez o anuncio das atrações da Festa da Luz 2009 durante entrevista na Câmara Municipal, que começará dia 27 com uma grande atração nacional e internacional.
Ao fazer o anuncio das atrações durante entrevista ao radialista Fabiano Lima da Guarabira FM, a prefeita surpreendeu com o nível de atrações da Festa da Luz, que contará com a participação da banda Jota Quest.

O público presente à entrevista aplaudiu com entusiasmo quando Fátima Paulino começou a anunciar as atrações da festa da padroeira de Guarabira, Nossa Senhora da Luz, que será iniciada de fato no dia 24 com a realização do Pavilhão Central, onde se apresentará a banda Metal Leve e a orquestra Mistura Fina.

De acordo com a prefeita, os artistas da terra, chamado por ela de “o ouro da casa”, terão oportunidade de mostrar seu trabalho nos Pilõezinhos e Cuitegi, bem como no palco principal.

A programação da Festa da Luz deste ano será a seguinte:
Dia 24 – Pavilhão Central;
Dia 27 – Abertura do palco principal com a apresentação das bandas Jota Quest, Forró do Mela Pinto e Flor do Mamulengo;
Dia 28 – Aviões do Forró, Forró da Galega e Netinho Lins;
Dia 29 – Forró do Muído, Gatinha Sem Vergonha e Mauricinhos do Forró;
Dia 30 – Mastruz Com Leite, Calango Aceso e Raio do Sol;
Dia 31 – Capital do Sol, Alcymar Monteiro e Banda Aquarius ;
Dia 01/02 – Desejo de Menina, Parada Federal e Galera do Arrocha.

Pacotes dos Caminhos dos Engenhos serão vendidos por agências de JP

Agências de viagem de João Pessoa vão começar a vender pacotes turísticos “Caminhos dos Engenhos”, que vão percorrer em um ou dois dias as cidades de Areia, Alagoa Grande, Bananeiras e Serraria. O fechamento do pacote e a confirmação das vendas foi confirmada pelo presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem, na Paraíba (Abav-PB), Luiz Felix de Lucena.
Segundo o empresário, serão dois roteiros, ambos com saídas a partir de João Pessoa. O Roteiro 1, como foi denominado, seguirá para as cidades de Areia e Alagoa Grande. Em Areia, os turistas poderão visitar o Museu da Rapadura e os Engenhos Triunfo e Mineiro. Em Alagoa Grande, a visita será ao Engenho Lagoa Verde.
No Roteiro 2, os turistas poderão conhecer a Reserva de Goiamundúba e fazer um city tour pela cidade de Bananeiras, e os Engenhos Baixo Verde e Martiniano, em Serraria. Os pacotes para os dois roteiros incluem transporte, acompanhamento de guias, degustação de produtos e taxas de visitação. Os grupos serão de 10 pessoas, no mínimo. O valor não foi divulgado.
Lula Lucena disse que a venda de pacotes para o “Caminhos dos Engenhos” concretiza uma parceria que vem sendo feita com o Sebrae da Paraíba, em especial, e órgãos públicos como a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado.
Civilização do Açúcar
Os roteiros, de acordo com o folder que serão apresentados para os turistas, enaltece basicamente o período da Civilização do Açúcar, “importante para a história do desenvolvimento econômico da região e pode ser conhecida através de seus engenhos, em seus patrimônios arquitetônicos, em sua gastronomia e na cultura que caracteriza o Brejo da Paraíba”.
“Conhecer a Civilização do Açúcar é afirmar a nossa identidade cultural, aprofundando os laços com a história que caracteriza o povo nordestino”.