sábado, 31 de janeiro de 2009

São Luís, MA muita história para contar


A história desta terra começou oficialmente, há quase 400 anos com os franceses, liderados por Daniel de La Touche com o objetivo de fundar aqui a França Equinocial.
Culturalmente, o Maranhão é de uma grande riqueza, por causa dessa mistura de povos que foi acontecendo. Inicialmente os índios, depois portugueses, franceses, holandeses e africanos. Toda essa diversidade contribuiu de forma fundamental para a formação de nossa cultura, dando origem à variada culinária, às danças, à língua e ao comportamento.


Hoje, o Maranhão é formado por 217 municípios, possuindo o segundo maior litoral do Brasil, com 640 km de praias belíssimas. O estado está situado numa área de transição entre as regiões Norte e Nordeste e ocupa uma área de 329.555 Km2.


O registro oficial da história de São Luís está no livro do padre capuchinho Claude D'Abbeville. Com uma história interessante São Luís foi batizada de Saint Louis pelos franceses.



Visitar São Luís é ver com os próprios olhos a mistura incrível de influências étnica, cultural e mística, fato que resulta em uma das capitais mais intererssantes do Brasil.










CULTURA NO MARANHÃO



Cultura são todos os traços, os costumes, as práticas, e também o folclore. A formação cultural do Maranhão está bem servida, pois tem influência das raças indígena, negra e branca (predominantemente portugueses).
O Maranhão conserva muitas tradições folclóricas, como o Bumba-Meu-Boi e o Tambor-de-Crioula, mas não deixa de assimilar o moderno: São Luís é considerada a capital brasileira do reggae.
O Convento das Mercês,situado na Praia Grande, é uma grandiosa obra da arquitetura religiosa mercedária inaugurada em 1654 pelo Padre Antônio Vieira.
O Convento abriga a Fundação da Memória Republicana, o Memorial José Sarney, o Centro Modelador de Pesquisa da História Republicana e o Instituto da Amizade dos Povos de Língua Portuguesa.
O Convento abriga a Fundação da Memória Republicana, o Memorial José Sarney, o Centro Modelador de Pesquisa da História Republicana e o Instituto da Amizade dos Povos de Língua Portuguesa.
O Maranhão abriga o primeiro teatro multimídia do país, equipado com aparelhos de som, iluminação e vídeo de última geração. Estamos falando do Teatro Arthur Azevedo, um dos maiores espetáculos de São Luís. Restaurado e todo reformado, sua fachada é digna do rico projeto arquitetônico clássico.
Este é o Maranhão, um Estado onde o passado se confunde com o presente e o progresso não apaga o brilho da tradição.

ALCANTARA - MA

Alcântara apresenta um valioso patrimônio arquitetônico, lembrança de sua colonização portuguesa. A ausência de pressa é também um dos principais atrativos, condição essa necessária até para que se possa conhecer a cidade, que é praticamente calçada com pedra tipo cabeça de negro.


Depois que foi tombada pelo Patrimônio Nacional, Alcântara, por sua posição geográfica estratégica, foi escolhida para abrigar a mais moderna base de lançamento de Satélite da A
mérica Latina.A sete quilômetros da sede, a base não interfere diretamente no processo cultural da cidade, nem tampouco na tranquilidade dos turistas, mas é bom se acostumar a encontar militares circulando pela cidade
Conhecer Alcântara é viajar pelo tempo e esquecer que o mundo faz barulho. Encravada à entrada do Golfão Maranhense, a cidade serve de opção para quem deseja tranqüilidade e beleza histórica.