quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ESCALADA NA PEDRA DA BOCA - ARARUNA - PB


A atividade: A atividade de escalada na Pedra da Boca, é executada em uma parte de sua parede frontal, com uma altura estimada de 50 metros, efetuada no estilo de top-hop, ou seja, o escalador tendo segurança de cima para baixo, partindo já preso a corda de segurança fixa do começo da escalada até seu objetivo. A adrenalina da escalada torna-se bem maior que a do rappel, por conta dos movimentos efetuados apoiando-se nas fissuras da parede, ganhando-se altura a cada passo, a emoção torna-se maior ao atingir o objetivo da escalada, que é a chegada no cume da pedra. Distância da João Pessoa ao Prq.Estadual da Pedra da Boca: 150 km Cidades mais próxima: Passa e Fica-RN, Tacima e Araruna Restaurantes: Churrascaria Verdes Mares em Passa e Fica, comida simples, bom ambiente, limpeza e organização. A segunda opção mais próxima do parque e o casa do Sr.Francisco, possui uma sala para refeições, comida regional, higiene atenção e organização, dispõe também de banheiros com chuveiros para amenizar o calor. Clima/vegetação e relevo: região de curimataú, vegetação mista de mata atlântica com cariri, quente no verão e muito frio no inverno. Relevo ondulado, tendo planície em alguns trechos, serras, depressões e ravinas.




Localizado na Região do Calabouço, zona rural de Araruna, o recém criado Parque Estadual da Pedra da Boca é um dos pointes mais importantes do nosso ecoturismo, um complexo de enormes pedras de formato singular, confere ao parque uma beleza mística e selvagem que atrai aventureiros de varias partes do país.
O nome do parque é originário de sua principal pedra, um gigantesco rochedo de mais de duzentos metros de altura com um enorme fenda horizontal a sessenta metros do seu cume, que faz lembrar um sapo de boca aberta. O parque conta ainda com uma caverna e um enorme rochedo com inscrições rupestres.

Nenhum comentário: